segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Artesãos visitam feira “Mãos de Minas”

Caravana da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul segue até Belo Horizonte para conhecer novas tendências do artesanato nacional

Artesãos de Três Lagoas seguem nesta sexta-feira (27) rumo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde vão participar da feira “Mãos de Minas”, na Expominas – em busca de novas tendências do artesanato nacional.

A caravana é uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com a parceria do Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ao todo, cerca de 60 artesãos do Estado (além de TL, dos municípios de Mundo Novo, Aral Moreira, Ivinhema, Camapuã, Campo Grande, entre outros) vão até à capital mineira trocar experiências com quem faz da atividade sua fonte de renda – ou de prazer.

Além de conhecerem a produção cultural de diferentes regiões brasileiras, os artesãos vão poder participar de oficinas, palestras, cursos e seminários oferecidos gratuitamente durante a feira.

TRESLAGOENSES
Eduardo Nakamura, da Casa do Artesão de Três Lagoas, vai acompanhado de três irmãs artesãs do município. “A feira é internacional, uma das maiores da América Latina. Vai ser bom para ver as novidades, conhecer as tendências e ver um pouco do que os artesãos estão fazendo para exercer sua atividade. É bom conhecer outras realidades maiores, ampliando horizontes. Nessas oportunidades vemos que é preciso sempre buscar a melhor qualidade nos serviços oferecidos e profissionalizar a atividade, encarar o artesanato como empreendimento”, diz Eduardo.

Nauda Aparecida Parreira Pereira segue viagem com a caravana acompanhada de Eduardo e as irmãs, Orvandília e Sonja. Apesar de trabalhar “com tudo um pouco”, a preferência do trabalho de Nauda é o tear, com o qual trabalha há cerca de seis anos. Sua fonte de renda principal não é o artesanato, mas segundo Nauda, ela bem que gostaria que a arte dos trabalhos manuais fosse mais valorizada no município. “É muito complicado viver do artesanato. A gente até expõe as peças na Casa do Artesão, mas quase não vende. Uma vez ou outra aparece uma encomenda. Eu faço mesmo porque gosto, e agora que a cidade está crescendo um pouco, se abrindo. Acredito que, com a construção do novo centro de produtos artesanais, quem trabalha com isso vai ter um novo ânimo para a atividade. Vai ser um espaço mais aberto, a Lagoa é um ponto turístico da cidade – diferente do lugar onde a Casa do Artesão está, escura e pouco visitada”, enfatiza.

CENTRO DE ARTESANATO
Em 11 de novembro deste ano, a Prefeitura autorizou a construção do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais, no espaço do antigo Mercadão (voltado à Avenida Aldair Rosa de Oliveira), em frente à Lagoa. De acordo com o secretário de Obras, Getúlio Neves, os recursos a serem investidos na obra (R$ 375 mil) são do Ministério do Turismo. No local, haverá áreas para que os artesãos exponham seus trabalhos. “Vai ser diferente da Casa do Artesão: no centro, teremos vitrines, por exemplo”, explica Nakamura. Além disso, o espaço, mais amplo, vai contar com mais arejamento, conforto e servirá como atrativo turístico para o município.

26/11/2009 - 14:32
fonte: Jornal HojeMS

Laura Massunari

Nenhum comentário:

Postar um comentário