Sua arte foi parar nas mãos do presidente Lula. Após o relógio, Nakamura já pensa em esculpir outros cartões de visita de Três Lagoas


Coordenador da Casa do Artesão de Três Lagoas, o artífice Eduardo Nakamura, 37 anos, foi responsável pela obra de arte entregue ao presidente Lula, uma réplica do relógio central de Três Lagoas, que ele fez questão de levantar como um troféu e cuja foto ilustrou a primeira página de diversos jornais de MS e do país. Foi durante a sua visita às fábricas de celulose e papel da Fibria/IP na última sexta-feira (19).

Questionado sobre o significado daquele momento – apesar de não ter comparecido à visita -, Nakamura disse ter sentido uma emoção muito forte. “Foi uma grande satisfação, principalmente porque fiquei sabendo que o pessoal da Fibria e o próprio presidente gostaram muito”, relata, declarando-se orgulhoso em ter representado os artistas da cidade.

Apesar de não revelar quanto custou a obra, diz que financeiramente também foi satisfatório. “Mas para o artesão, não tem satisfação maior que o reconhecimento do seu trabalho”, diz.

Mesmo ainda não tendo recebido alguma encomenda após a visita presidencial, o artista acredita que seu trabalho passará a ser mais valorizado.

Nakamura é artesão há apenas sete anos, mas indiretamente está envolvido com o ofício desde criança, quando gostava de fazer os próprios brinquedos. Há um ano trabalhando com celulose, recebendo total apoio da Fibria, ele diz que o relógio presidencial saiu meio por acaso e que a própria empresa não tinha conhecimento da obra. Foi pensando em agregar valor cultural, valorizar um artista local e utilizar material 100% produzido na cidade, que ele resolveu reproduzir uma miniatura do relógio. E para completar, afixou a obra em uma base de eucalipto, unindo a matéria prima à matéria bruta.

O trabalho foi desenvolvido ao longo do último ano, após trabalho de pesquisa sobre o relógio. “Mas eu nem sonhava que um dia essa réplica – que meda 14cm por 35cm de altura - pudesse parar nas mãos de um presidente da República”, diz.

Após o relógio, Nakamura já pensa em esculpir outros destaques de Três Lagoas, como a igrejinha de Santo Antônio, sempre com o propósito de valorizar o município. Antes ele já havia produzido outros souvenires para a Fibria como, por exemplo, porta retratos a partir da celulose.

MONUMENTO

O Relógio Central é um monumento arquitetônico da cidade construído no ano de 1936 por Bruno Garcia, então prefeito da cidade e é um dos grandes exemplos de arquitetura Art Deco de Três Lagoas. O monumento foi tombado como Patrimônio Histórico do município.



autor :João Maria Vicente - fevereiro/2010
fonte http://www.hojems.com.br/hojems/0,0,...EOU+O+LULA.htm