A arte em Capim Dourado

           O Capim Dourado é um produto típico da região conhecida como Jalapão. Por ser uma planta nativa das veredas, sua exploração só pode ser feita a partir do dia 20 de setembro se estendendo até o inicio das chuvas, devendo ser cortado com cuidado pra se deixar no lugar da colheita as sementes que estão localizadas na ponta da haste do capim.
           O Capim Dourado é hoje fonte de renda de muitas famílias de artesãos espalhados por toda a região do Jalapão, sua “costura”(nome que se dá à arte de transformar o capim in natura em artesanato) é feita usando uma outra preciosidade natural, o Buriti, de onde é extraído o fio de seda usado na costura do capim. Mas também usa-se o fio dourado, pedras ornamentais, sementes naturais e diversos adereços possíveis.

         A planta do Capim Dourado é encontrada somente nas veredas, que são campos úmidos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem, muito característicos por terem também o buriti, fruta nativa do cerrado.
         A preservação desse bioma é de extrema importância pois é de lá que os artesões do capim dourado tiram sua matéria prima e consequentemente seu sustento.
Como parte do artesanato do capim dourado esta a seda, que são fios usados na costura do capim e é retirado dos buritis mais especificamente as folhas que estão nascendo no topo da planta.
           Esse material é então desfiado e tratado para ser usado como linha. Essa retirada das folhas mais novas da planta (que na cultura local é chamada de olho do buriti) é feita com base num programa de manejo bem organizado que permite ao artesão fazer o seu trabalho sem comprometer o meio ambiente.