quinta-feira, 31 de março de 2011

CARTÕES POSTAIS DE TRÊS LAGOAS

Ponte Ferroviária Estácio de Sá

Usina Hidrelétrica de Jupiá

Relógio Central

Lagoa Maior

Igreja de Santo Antônio

Arara Canindé

sexta-feira, 25 de março de 2011

O ARTESÃO DA ONÇINHA PINTADA

"Oncinha pintada": artesanato feito por Júlio César Rondão.


JÚLIO CÉSAR NUNES RONDÃO

Em 25 de setembro passado, Mato Grosso do Sul despediu-se de um artesão de significativo trabalho no desenvolvimento da artesania local. Júlio César Nunes Rondão, nascido em Guia Lopes da Laguna – conhecido por sua produção de onças pintadas –, faleceu aos 55 anos, deixando um legado que todos os sul-mato-grossenses irão guardar na memória, tendo contribuído com suas próprias mãos para o fortalecimento da identidade cultural do estado.

Autodidata, começou a modelar com massinha escolar quando criança. Já crescido, mesmo se dedicando a outros ofícios para sobreviver, sempre procurou conciliar o tempo disponível com a atividade manual. A partir de 1989, resolveu dedicar-se exclusivamente ao artesanato, época em que passou a produzir bichos do Pantanal, como jacarés, capivaras e onças pintadas. Transformou a vocação em renda quando passou a comercializar seus produtos na Casa do Artesão de Campo Grande. A partir de 1990, foi se destacando e participou de eventos em outros estados, abrindo novos mercados.

A onça pintada de Rondão, em argila, madeira e concreto, é uma peça de referência do artesanato sul-matogrossense. A esposa, Joana Avalhaes, e seus cinco filhos ministram oficinas promovidas pela Gerência de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ensinando a técnica aos interessados. “A qualquer pessoa que se interessava pelo trabalho, ele repassava seu conhecimento. Vamos dar continuidade a seu legado como uma forma de homenagear sua experiência. Apesar das dificuldades pelas quais passava para produzir depois de sofrer um derrame em 2002, ele nunca deixou de dedicar-se ao artesanato sul-mato-grossense”, diz a companheira.

As últimas peças produzidas pelo artesão podem ser encontradas na Casa do Artesão de Campo Grande, que fica na rua Calógeras, 2050, centro. Informações pelo telefone (67) 3383-2633. (Gisele Colombo)

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul prestou homenagem à Júlio César na semana do Artesão (16 a 18 de março), na Exposição Temporária 2011, expondo os trabalhos da família Rondão (in memorian), cujo artesanato consagrou-se por suas onças de cerâmica, fazer artístico que ele repassou para sua família e é referência no Estado.